Site Loader

ATENDIMENTO

De Seg. à Sex. das 08:00 às 17:30

Conheça mais sobre instalações provisórias, tapumes, alojamentos e barracões em canteiro de obras

O Canteiro de obras é a área da construção planejada para alocar trabalhadores, distribuir materiais, executar mão de obra, e manejo de equipamentos. É um espaço específico e restrito, que deve ser planejado antes mesmo do início da construção.

A construção do canteiro de obras deve obedecer as Normas Regulamentadora 18 ou NR18, uma das mais importantes do setor da construção civil. Esta norma estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, promovendo segurança, agilidade, e dinâmica em obra.

A instalação do canteiro de obras inicia-se com a delimitação do espaço onde a obra está instalada. Obras que não contam com fechamento pré-existente (muros ou cercas) são protegidas com Tapumes. Estes são instalados na fase inicial da obra e permanecem até o final, ou até serem substituídos por fechamento definitivo.

De acordo a NR18 do Ministério do Trabalho, todas as construções devem ser protegidas por tapumes com altura mínima de 2,20 m em relação ao nível do terreno, fixados de forma resistente e isolando todo o canteiro.

A Montare Compensados dispõe destes produtos de acordo com as especificações da NR18 – em três modelos: Resinado fenólico (capa em anilina vermelha, bordas seladas), OSB (verde ou cru) ou o compensado Plastificado (revestido em tego filme preto, bordas seladas). As bitolas comumente utilizadas são 06mm, 08mm, 10mm ou até 12mm, o que varia de acordo com o tempo que o tapume ficará instalado, bem como das condições climáticas da região.

Em geral, o planejamento da obra deve prever a manutenção do tapume diante destas diversidades.

Tapume de obra em RESINADO FENÓLICO

As instalações provisórias são as àreas de vivência no canteiro de obra, que visam suprir as necessidades básicas dos trabalhadores no canteiro. Estas instalações são construídas em madeira e também são conhecidas como barracões de obra. Consistem em vestiários, instalações sanitárias, refeitórios, alojamento, portaria, ambulatório, escritório, almoxarifado, entre outros espaços que são destinados à àrea de execução, apoio, e armazenamento de materiais.

A construção dos barracões de obra constitui-se de módulos de compensados, com no mínimo 14mm de espessura, ligados entre si por parafusos, dobradiças ou encaixes. As portas e janelas devem estar previstas no projeto atendendo aos requisitos da NR18, garantindo iluminação natural à instalação. A cobertura mais utilizada é em telhas de zinco por apresentarem maior resistência se comparadas as de fibrocimento. Recomenda-se ainda pintar os compensados nas duas faces, bem como selar os topos das chapas de compensado, o que contribui diretamente para o aumento da durabilidade da madeira.

Barraco de obra em RESINADO FENOLICO

A Montare Compensados dispõe destes produtos de acordo com as especificações da NR18, em três modelos: Resinado fenólico (pintura em anilina vermelha, bordas seladas), OSB (verde ou cru) ou o compensado Plastificado (revestido em tego filme preto, bordas seladas).

Consulte nossos especialistas, tire suas dúvidas e descubra qual o produto ideal para sua obra!

Fone: (41) 3015-9925

E-mail: contato@montarecompensados.com.br

-->